A importância da moda para autoestima de mulheres
Atualmente, as mulheres exercem diversos papéis em nossa sociedade, estão em salas de reunião, comandando empresas e sendo chefe de suas famílias. Mesmo com o destaque, uma pesquisa sobre autoconfiança realizada pela Dove revelou que a pressão relacionada à beleza vem a crescer ao decorrer dos anos, enquanto a confiança corporal diminui, conforme a mulher envelhece. Os resultados mostram que, mesmo com tantas conquistas do gênero feminino, ainda existem barreiras, quando o assunto é a autoestima.
A moda tem potencial para impulsionar a confiança feminina. Indo além de tecidos, cortes, modelagens e cores, a moda possui ligação direta com quem a consome. O efeito da moda ligada a mente humana, já foi estudado por diversos especialistas na área da Psicologia. O Psicólogo Social Adam Galinsky, junto com Adam Hajo, ambos professores da Northwestern University, produziram um estudo sobre como as roupas influenciam no cotidiano, segundo essa pesquisa “as roupas podem ter profundas e sistemáticas consequências psicológicas e comportamentais para os seus usuários (..) Quando usamos uma roupa especial, não estamos dando somente impressões a outras pessoas, mas também estamos dando uma impressão a nós mesmos: sentimos o rico tecido em nossos braços que nos permite assumir as características dessa roupa “.
“Cada vez que vestimos algo que amamos e se identificamos com o estilo, a nossa autoestima vai lá em cima, as peças de roupas estão ligadas com nossa autoestima, fazendo parte de um conjunto, com a maquiagem, cabelo, etc.” relata a Giuliana Tenchini de 18 anos. Já Larissa Melo de 22 anos, brinca que quando se sente bem com o que veste, se sente praticamente uma deusa. Quando você entra no provador com diversas peças que te agradam, leva uma parte da sua história, estudos mostram que você pode contar muito sobre sua personalidade apenas com as roupas que usam, a professora Karen J. Pine, da Universidade de Hertfordshire, escreve em seu livro "Quando vestimos uma peça de roupa, não podemos deixar de adotar algumas das características associadas”.
Anna Amélya Lima e Eduarda Alves também concordam sobre como a moda está ligada com a nossa autoestima, mas também notam um ponto que devemos melhorar em nossa sociedade. As roupas tem a capacidade de elevar nossa confiança, mas a sociedade tem a força para nos trazer para baixo. Mesmo vestindo roupas que nos agradem, o padrão criado pela sociedade consegue manipular nosso pensamento e nos fazer acreditar que não somos bons o suficiente. Refletir sobre o impacto de como a sociedade consegue nos afetar, é o primeiro passo para nos desconstruir dos padrões alimentados há anos pela mídia e nos permitir que a moda consiga nos auxiliar em nosso bem-estar.
Nenhum comentário: