São Paulo Fashion Week adiciona cotas raciais em todos os seus desfiles
A principal semana de moda do país, a São Paulo Fashion Week, contará com uma cota obrigatória para que as marcas tragam modelos negros, indígenas e afrodesendentes para suas passarelas.
Emicida, diretor criativo da marca Laboratório Fantasma no SPFW em 2016 |
O evento marcado para Novembro e está na edição N50 (a versão anterior foi cancelada devido a pandêmia do novo coronavírus), comemorando os 25 anos de evento em território brasileiro. A decisão foi anunciada para as marcas participantes que estarão apresentando suas coleções a partir da semana que vem. Para que as novas regras sejam cumpridas é necessário que as grifes mantenham no mínino de 50% de modelos dos grupos que são minorias nos desfiles, já para quem descumprir a ordem do evento estará fora da próxima temporada.
A medida é necessária para que as marcas entendam que não faz mais sentido na sociedade em que vivemos atualmenet colocar apenas um grupo com modelos brancos, loiros e de olhos claros. É desconfortante saber que foi preciso uma intervenção da própria produção do evento para que as passarelas se tornem mais diversas em suas amplitudes, ainda sim, é mais uma vitória para as minorias que estão a margem do universo da moda elitista.
Nenhum comentário: