O que é alfaitaria?

Um dos termos que percorrem a moda e você provavelmente já deve ter ouvido falar, é alfaiataria. Essa palavra nomeava antigamente as oficinas de moda pertencentes ao alfaiates que produziam calças, casacos, blazers e até gravatas, todas sob medida do cliente, exclusivamente para o público masculino.Já o acesso para as mulheres surgiu somente após a Guerra, período onde as famílias ficaram sem dinheiro devido as crises ecônomicas e a solução foi recorrer a um alfaiate que produzia peças retas, sem muito tecido poupando assim, dinheiro. 

Os modelos eram composto por duas peças ou mais, como um casaco por cima de uma blusa e saia longa. Quem popularizou o uso do tailleur (o famoso blazer com saia) foi a brilhante Coco Chanel em 1920, ao lançar o conjunto com as estruturas de alfaiataria usadas por homens na mesma época, inclusive dizem que a Coco usava peças do guarda-roupa de seu marido, remoduladas pela mesma, inspirando a mulheres a comprarem seus ternos. Após a Chanel, vieram outras marcas que ajudaram a trazer a alfaiataria para a moda feminina. Dior com o seu new look e a Yves Saint Laurent com seu smoking feminino na década de 60.

As peças de alfataria representam o corte impecável, roupas bem estruturadas com acabamentos perfeitos tiveram que adaptar ao streetstyle e hoje é possível encontrar inúmeras inspirações na internet com a alfaiataria sendo componente chave nas produções. Uma dica onde encontrar? Brechó sempre! ♡♡♡♡

Peças Chanel 

Catalógo sobre alfaiataria de 1940

Tailluer da Chanel Pre-Fall 2017

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.